Como testar a precisão do IMU?
Hoje em dia, cada vez mais receptores GNSS integram o módulo IMU para maior conveniência e maior eficiência. Então, julgar o desempenho da função IMU se torna um foco. Hoje, apresentaremos um método convencional de testar a precisão do IMU, para que você possa testar seu próprio equipamento.
Preparação:
- Receptor GNSS, aqui tomaremos Y1 como exemplo.
- Software de levantamento de campo, neste blog usaremos o SingularPad.
- Dispositivo PDA.
Cena de teste:
Aqui, apresentaremos várias cenas típicas, você pode selecionar um ponto fixo em cada cena. Se tiver tempo suficiente ou quiser testar mais detalhadamente, você também pode definir mais pontos em um ambiente.
- Cena 1: Céu aberto
- Cena 2: Debaixo da árvore
- Cena 3: Perto do prédio
Teste IMU:
Antes do teste, você deve certificar-se de que seu receptor GNSS receba uma solução RTK fixa e inicializar a função IMU.
Tutoriais relacionados:
Vídeo tutorial do software SingularSurv
Tutorial Y1 | Calibração IMU do receptor GNSS Y1
Etapa 1 : Desligue a função IMU e meça cada ponto de teste enquanto centraliza o bastão. As coordenadas do ponto serão usadas como referência.
Etapa 2 : ative a função IMU e meça cada ponto em diferentes ângulos de inclinação e direções de inclinação.
- Direção de inclinação: leste, oeste, norte e sul.
- Direção de inclinação: O receptor GNSS Y1 suporta levantamentos com inclinação de até 60°, então podemos escolher vários ângulos entre 0 e 60° em um intervalo de 10°, que devem ser 0°, 10°, 20°, 30°, 40°, 50° e 60°.
Então obteremos 16 conjuntos de coordenadas de pontos para cada ponto de teste.
Etapa 3 : Compare as coordenadas de ponto de cada ponto de teste com sua referência, o erro deve ser a precisão da função IMU. Agora você pode ver como a precisão da IMU varia com o aumento do ângulo de inclinação e como a precisão horizontal e a precisão vertical são claras.
Conforme mostrado na imagem acima, o erro IMU do nosso receptor GNSS Y1 é menor que 3 cm com levantamento de inclinação de até 60°.
Saiba mais sobre Y1:
” https://www.geotecnica.com.br/receptor/ “